Queijo de Aipim

Olá, vim compartilhar o resultado do meu queijo de aipim! Eles foi o primeiro queijo vegetal que fiz e ficou maravilhosamente gostoso. Eu achei a receita bem fácil, mas algumas pessoas possuem dificuldade para deixar o queijo com uma consistência bacana, então, tenta seguir direitinho para dar certo (fiz a primeira vez com minha mãe, talvez por isso tenha ficado tão bom de primeira, rs). Não sei dizer a vocês quando tempo dura na geladeira porque aqui acaba muito rápido, pois sempre faço vários pratos com ele, no entanto, deve ser por volta de 7 a 10 dias, acredito. Fiz há alguns meses pela primeira vez, mas nunca postei no blog, então trago hoje essa experiência. 🙂
ps: A receita eu peguei lá do site Tudo para Vegetarianos

queijo de aipim

Você vai precisar:
3 xícaras de purê de mandioca (aipim)
2 xícaras de água (do cozimento da mandioca)
1 xícara de polvilho doce
1 xicara de polvilho azedo
1/2 xícara de azeite
1 colher de chá de sal
1/2 limão
orégano (ou outra erva/tempero que lhe agrade)

Preparo:

Cozinhe a mandioca na panela de pressão até que fique mole, no ponto de fazer purê, porém não desmanchando. Reserve 2 xícaras da água do cozimento para utilizá-las depois. Amasse a mandioca com um garfo e coloque-a no liquidificador com os demais ingredientes. Bata até adquirir uma consistência pastosa. Leve ao fogo médio por uns 8 minutos e siga mexendo, porém não deixe ferver.

Coloque a mistura em um recipiente de sua escolha, o que dará a forma ao queijo, e leve à gaveta de frios de sua geladeira (normalmente fica abaixo do congelador). Depois de endurecido, o queijo estará pronto para ser desenformado e usado em seus pratos.

Para obter uma consistência que assemelhe-se ao queijo, utilize este queijo em receitas onde seja necessário um aquecimento, tais como pizzas, lasanhas, panquecas, etc.

dica: Você pode colocar um pouco de cúrcuma, quando estiver batendo a mistura, ela dará uma cor amarelada ao queijo. Queria ter me lembrado de usar. :/
Espero que tenham gostado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s