Impressões: Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) 2008

   Dos romances publicados de Jane Austen, Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade) é o meu terceiro preferido, logo atrás de P&P (Orgulho e Preconceito) Persuasion (Persuasão), e eu adoro assistir as adaptações dos livros para o cinema e televisão. Há algum tempo consegui assistir a última (pelo que eu sei) adaptação de Sense and Sensibility para a televisão, é uma minissérie de 2008, desenvolvida em 3 capítulos e produzida pela BBC britânica. Já havia um bom tempo que eu estava querendo assisti-la. 

883929006007

   Achei aquele início da série bem picante para uma obra de Jane Austen e, confesso, demorei bastante para entender a razão daquela cena, no entanto, vários pontos positivos marcaram a serie e encobriram o “erro” da primeira cena. Fiquei satisfeita com essa adaptação, gostei, principalmente, da atuação de Hattie Morahan como a querida Ellinor Dashwood, achei que depois de Emma Thompson no papel, não existiria outra Ellinor para mim, mas me enganei, a Emma continua sendo a minha preferida, sem dúvida, mas a Hattie conseguiu me cativar de verdade. Agora vou atentar para algo que me deixou completamente decepcionada: a escolha do ator para interpretar o Willoughby (Dominic Cooper). Nunca detestei tanto um personagem em toda a minha vida, mas, como pra tudo há uma primeira vez, essa versão de Willoughby não me escapou, na minha opinião, o ator não interpretou o personagem dignamente,  já tinha visto le em Mamma Mia e achei que ele fez um bom trabalho mas, nessa minissérie, ele foi decepcionante, sua forma de dar vida ao personagem foi obscura em demasia e ameaçador, só que de um jeito bem forçado; nada nele (atuação) me lembrava de Willoughby. Fico com a minha preferência a Greg Wise mesmo (desculpa Dominic, mas não foi dessa vez :s)

https://deskubrase.files.wordpress.com/2015/03/dcdcb-senseandsensibilitylead2_396x222.jpg?w=396&h=222
esq-dir: Edward, Brandon, Willoughby, Ellinor e Marianne

Com relação a atuação da atriz que interpretou a Marianne (Charity Wakefield), eu teria gostado mais dela se não tivesse visto a Kate Winslet no papel mas, ainda assim, ela fez um bom trabalho ao meu ver. O ator que interpretou o Edward (Dan Stevens) foi simplesmente maravilhoso e, ouso dizer, melhor do que o Hugh Grant, achei este último um tanto (ou muito) pateta na adaptação de 95 mas, voltando ao Stevens, ele é sempre um verdadeiro gentleman (para os padrões da época) e quem acompanha Downton Abbey vai concordar comigo, tenho certeza. Agora vamos falar do col. Brandon, gente, que  o David Morrisey manda muito bem nas telas, não é nenhuma novidade para quem já o viu atuando, mas eu babei e babei por ele nessa msérie, ele fez seu trabalho tão bem que eu pude, inclusive, igualá-lo ( e não compará-lo) ao Alan Rickman (Brandon em 95)  na questão eficiência! Eu poderia ficar aqui horas fazendo uma análise completa da msérie e de todos os personagens, mas eu acho que vocês não iriam querer ler.

tumblr_mgjm2aGkY41qhen3to1_500

   Para finalizar, só mais uma observação: que lugar maravilhoso que escolheram como cenário! Dava até vontade de passar uma temporada inteirinha lá, não sei onde foi, se realmente foi em Devon mas, vou procurar saber depois. E é isso, espero que vocês tenham gostado, fiz o máximo para não soltar spoiler e só vocês podem me dizer se eu consegui (rs). Recomendo a leitura do livro, é realmente maravilhoso e recomendo também que vocês assistam a essa adaptação, vale muito à pena! 

Fiquem com o trailer da minissérie s2.


Fotos: Pinterest

* Post publicado originalmente em 01/09/2013, agora com algumas edições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s